MOSTEIRO BUDISTA SUMEDHARAMA
ERICEIRA - PORTUGAL

2017-09-11

A BUDISMO THERAVADA DA FLORESTA – COMUNIDADE RELIGIOSA adjudicou à FCM – Construções, S.A. a 1ª fase de Empreitada de Construção do Mosteiro Budista Sumedharama, a executar na zona da Ericeira, concelho de Mafra.

Trata-se de uma Empreitada que ascende a perto de 1 M€, para executar num prazo de 7 meses. A obra é caracterizada por uma singularidade inerente às vivências e exigências da Comunidade Religiosa em causa, onde a Floresta é um património natural a preservar e a utilizar como ponto de liberação espiritual e de renuncia à riqueza e aos valores mundanos. Deste modo a integração de uma obra física de construção civil vai estar muito condicionada e ajustada ao terreno natural/floresta, construindo-se com o menor impacto possível na natureza virgem, a manter sempre que possível.

A empreitada inclui um edifício principal, edifício da receção onde estão integradas zonas de meditação, sala grande de meditação, salas de reuniões, escritórios, zonas administrativas, e zonas de apoio como sejam cozinha, lavandaria, arrumos, etc.. Ao longo do vasto terreno da Comunidade, serão executados 4 pequenas construções em madeira, designados por KUTIS, que não são mais do que zonas de meditação individual para os Monges desta Comunidade.

Serão também realizadas infraestruturas ao longo de toda a área florestal, sempre com o cuidado da preservação da natureza.

Mais um desafio para a FCM, que pretende encontrar nas comunidades religiosas em geral e na BUDISMO THERAVADA DA FLORESTA em particular, parceiros que contribuam para o desenvolvimento das regiões e das comunidades locais, na ajuda e na partilha, alargando-se a âmbitos Nacionais.

A FCM conta ainda com a participação da empresa associada ICD, sendo esta responsável por todos os trabalhos de instalações técnicas especiais. 

A empreitada já está em curso, podendo acompanhar a respetiva evolução através do site: projecto.sumedharama.pt. 

Imagens